Natal: melhor destino para viajar no verão

Quando o assunto é viagem de férias, o litoral nordestino brasileiro se destaca e Natal é uma das cidades mais cobiçadas entre os principais roteiros turísticos do país.

Um dos ingredientes de sucesso da cidade está na proximidade com a linha do Equador, assim Natal tem o tempo agradável o ano inteiro e recebe o título de “cidade do sol”. Isso porque recebe brilho e calor do sol por quase todos os meses, com temperaturas que variam de 25º C a 30º C. No período de verão, a cidade chega a ter exposição solar por mais de 15 horas por dia!

Várias pesquisas apontam que Natal é um dos destinos preferidos de muitos brasileiros, justamente por ter um clima bastante favorável, possibilitando a viagem em qualquer época do ano, desde a alta (dezembro a janeiro) até a baixa temporada (setembro a novembro). O jeito acolhedor, cuidadoso e simpático dos natalenses é contagiante e faz com que o turista sinta-se em casa.

Dicas do que fazer em Natal e arredores

A cidade conta com uma série de praias belíssimas, além de serviços à beira-mar de ótima culinária. Nesse cenário, os turistas podem praticar esportes, desfrutar de passeios inesquecíveis e momentos únicos.

Confira depois 5 passeios imperdíveis para fazer quando estiver em Natal, para se planejar melhor. Além dessas, veja as opções que separamos aqui desta vez:

Trilhas que levam lagoas de água cristalina

Para quem gosta de aventura, a capital tem ótimas trilhas e também passeios diferenciados, alguns levam até atrações muito divertidas como o “aerobunda” e o “esquibunda”, que finalizam a descida pela duna com um mergulho na refrescante lagoa de Jacumã.

Grande parte dos passeios têm o ponto de partida em Natal, mas passam por municípios vizinhos. Na verdade é tudo muito próximo e basta consultar o roteiro na contratação do passeio para saber quais pontos vão ser visitados.

Qualquer paisagem ao longo dos roteiros rende fotos sensacionais, mas se a ideia for procurar algo diferente, é possível fazer o “Roteiro das Águas”, em que grupos são levados por trilhas, algumas em meio a florestas, e visitam diferentes lagoas de água doce na região do município de Nísia Floresta, a 40 km de Natal.

Existem cerca de 10 lagoas diferentes, quase todas surpreendem por suas águas cristalinas e pela vegetação em volta. Algumas já possuem estrutura de barracas, outras são completamente inexploradas e remetem à sensação de paraíso.

Passeio de dromedário no alto das dunas

Dunas de Genipabu

Outra opção já consagrada entre os visitantes é o inusitado passeio de dromedário nas dunas de Genipabu. A praia de Genipabu por si só é bonita e agradável, mas se a visita for próximo ao horário do por do sol, pode proporcionar vistas incríveis, com cores surpreendentes entre céu, dunas e mar.

Passeio de buggy no complexo de dunas

O tour de buggy pelo complexo de dunas é seguro e também emocionante. A atração já se tornou uma marca do turismo regional, por isso poucos conseguem tirar da lista. Seja pela sensação de andar às margens das praias em um carro aberto, ou pela emoção das subidas e descidas nas dunas, é realmente uma EXPERIÊNCIA!

Rendeiras da Vila de Ponta Negra

Artesanato Natal

Além da praia, Ponta Negra tem tradição e história. E como a cidade de Natal atende demandas de gostos variados, para os amantes do artesanato também há opção.

Quem se interessa pelos trabalhos artesanais vai gostar de conhecer aqueles que fazem as Rendeiras de Bilro, na Vila de Ponta Negra. A cultura de confecção de lindas peças desenhadas e rendadas é uma tradição passada de geração para geração. As peças vão de acessórios, a vestimentas e objetos de decoração.

Museus e parques ecológicos

A história de alguns lugares da cidade podem surpreender, como a casa museu do grande historiador e folclorista Câmara Cascudo, além do Museu Câmara Cascudo, do teatro Alberto Maranhão e dos parques ecológicos Bosque dos Namorados e o Parque da Cidade.

Vale observar que esse último parque possui um mirante de 45 metros de altura, uma obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, cuja vista da cidade é privilegiada.

Já um pouco mais afastado da cidade, existe também o Santuário Ecológico de Pipa, com trilha pela mata e pontos específicos de mirante com vista do alto para a praia. Em muitas ocasiões é possível ver tartarugas marinhas de todos os tamanhos nas água do mar.

E por falar em Pipa, vale a pena conhecer a Praia de Pipa, o que fazer e como chegar nesse paraíso.

Atrações noturnas e restaurantes

Não é por acaso que Natal é uma das cidades mais procuradas e queridas do Nordeste brasileiro. O estado do Rio Grande do Norte, cuja cidade de Natal é a capital, já fez nome no meio turístico.

Os visitantes costumam voltar e surpreendem-se com as novidades, que envolvem programações diferentes, seja nos roteiros das praias ou nos passeios noturnos. Para o jantar, a região de Ponta Negra tem sólida estrutura de restaurantes que atendem em horários estendidos e oferecem experiências gastronômicas singulares.

Uma vez em Ponta Negra, fica fácil encontrar casas noturnas abertas e outras opções de música ao vivo. Até mesmo com praças de food trucks são opções para lanches rápidos.

Diversos motivos apontam que não só o calor e as águas de temperatura agradável trazem inúmeros turistas mensalmente. Natal também é calorosa em seu acolhimento afetivo e marca essa experiência ainda mais com as belas lembranças deixadas pelas paisagens, seja para quem vem com amigos ou em família.

As emoções proporcionadas pelas aventuras e pelo banho de mar são recorrentes nos depoimentos de quem passa pela cidade. E para explorar melhor todos os lugares e desfrutar da cidade de Natal com mais liberdade, alugar um carro é sempre um ótima opção, confira!

Então, o que você está esperando para nos visitar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *